quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mancha no Golfo do México estimula bactérias degradadoras de petróleo

O estudo foi feito com 17 amostras de águas profundas da região. Micro-organismos podem ser os mais eficientes no combate à mancha.
Amostras colhidas do fundo do oceano na região da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México, revelam que o derramamento de petróleo no local estimulou bactérias biodegradadoras, que podem representar a arma mais eficiente de combate aos resquícios do desastre ambiental.
O trabalho, de autoria de Terry Hazen e colegas, será publicado na próxima edição da revista Science.
A coleta do material foi feita por navios em operação na região entre os dias 25 de maio e 2 de junho. Foram levadas 17 amostras de água entre 1.099 e 1.219 metros de profundidade, a uma distância de até 10 km do poço.
Variedades de protobactérias gama estavam presentes no material recolhido. Sequeciamento de genes permitiu identificar os micro-organismos como pertencentes à ordem Oceanospirillales.
Quase todas as protobactérias gama são conhecidas por degradar hidrocarbonetos e são estimuladas pela presença de petróleo em ambientes frios, como é o caso das águas profundas do Golfo do México.
Os organismo não necessitam de oxigênio para respirar e sua ação na biodegradação do petróleo poderia passar despercebida pelos métodos convencionais de detecção desta atividade, que se baseiam nos níveis de concentração de oxigênio na água.
O impacto das protobactérias gama vai depender de fatores como a resposta dos micro-organismos ao aumento da concentração de hidrocarbonetos, compostos que compõem o petróleo, ou de dispersantes.
Para os pesquisadores responsáveis pelo trabalho, há um potencial para a dissipação da mancha de óleo a mais de 1.000 m de profundidade com o método, sem acarretar queda abrupta nos níveis de oxigênio da água, ameaça que pode comprometer a vida marinha no local.

fonte G1

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Biólogo no Inferno


Um Biólogo desceu aos portões do inferno e foi admitido.
Mal havia chegado, já estava insatisfeito com o baixo nível de higiene, do ar e da água do inferno. Logo começou a fazer projetos ambientais e de saúde pública e várias ações para coibir aquele caos.
Pouco tempo depois já não havia no inferno o insuportável mau hálito nas pessoas.
Ninguém mais reclamava! Os banheiros foram arrumados e, por conseguinte, estavam mais limpos e cheirosos. Houve controle de pragas, o ar respirável com menos CO2 e água despoluída dos coliformes fecais.
O Biólogo tornou-se um cara muito popular por lá.
Um dia, Deus chamou o diabo ao telefone e perguntou ironicamente:
- E então, como estão as coisas aí embaixo?
E o diabo respondeu:
- Uma maravilha! Agora aqui todos se beijam, sorriem uns aos outros, não existe mais sujeira, as pessoas estão mais felizes com o ar que respiram, com a água onde nadam... Se alimentando melhor... Isso sem falar no que o nosso Biólogo está planejando para breve!
Do outro lado da linha, surpreso, Deus exclamou:
- O quê?!?! Vocês têm um Biólogo aí? Isso foi um engano! Biólogos nunca vão para o inferno. Mande-o subir aqui, imediatamente!
O diabo respondeu:
- Sem possibilidade! Eu gostei de ter um Biólogo e continuarei mantendo-o aqui.
Deus, já mais irritado, fala em tom de ameaça:
- Mande-o para cá, agora, ou tomarei as medidas legais necessárias.
Eis que o diabo soltou uma gargalhada:
- Hahaha!... Onde você vai arrumar um Advogado?


O que vcs acham?

E o que vem depois?

É assim mesmo!!!















Biólogo

Biólogo é um bicho inquieto por natureza! É uma pessoinha que não sabe ficar quieta quando alguma coisa a incomoda! Que perde o sono quando não sabe alguma coisa, que não consegue descansar até descobrir como aconteceu e por que aconteceu! Que quer entender como foi e fazer acontecer de novo!

Biólogo é aquela pessoa que para só para ver um insetinho pousado em uma folha! É o seu amigo que te dá um susto na rua ao mandar você pular uma trilha de formigas! É ele que vai fazer você ficar assistindo por horas aquele documentário mais chato do mundo sobre reprodução dos moluscos bivalves e vai ter espasmos orgásticos ao comentar cada cena que se passa!

Biólogo é um tipo de gente complicada que gosta de chamar por um palavrão um bichinho que tem um nome pequenininho! Que gosta de chamar homem de primata, inseto de artrópode e planta de gimnosperma! E ainda faz uns pensamentos filosóficos se somos realmente sapiens, por estarmos destruindo nosso planeta.

Biólogo é aquele que tem um brilho no olhar quando fala da célula que conseguiu observar, pela primeira vez sozinho, no microscópio da faculdade. Que tem um sorriso largo no rosto ao te mostrar a joaninha (que um biólogo não leia isso aqui) que ele coletou ontem no jardim da casa dele.

Biólogo é o seu vizinho que você chama para matar aquela blattaria (ou barata, foi isso que ele me ensinou) que apareceu no seu apartamento, mas ele insiste em pegar aquele bicho nojento e simplesmente jogar pela janela. É aquela pessoa, às vezes até seu filho, que quase te faz gostar das formigas e moscas que aparecem na sua cozinha e das lagartas nas suas plantas.

Biólogo é aquele que nasce para observar o mundo e questionar tudo ao seu redor. É aquele que é privilegiado por ter o mundo como seu laboratório, como seu campo de coletas. Por ter o mundo como seu refúgio, seu local sagrado.

Mas, infelizmente, você não escolhe ser biólogo! Não! Muitos até tentam, eu já vi, mas, na realidade, você nasce biólogo e segue assim sua vida toda! O óvulo é fecundado, a criança é gerada, nasce, cresce, vive, morre, se decompõe, segue todo o ciclo do carbono, da água, do fósforo e de outras substâncias, sendo sempre biólogo. Estudando e se integrando ao meio, se incomodando com aquilo que não entende, querendo sempre saber mais, entender e compreender! E sempre tentando partilhar com todos a alegria de ser biólogo!




Esse texto é do Rafael e está no seu blog Formula Letra.

Como entender seu amigo biólogo:

Tenha paciência ao caminhar com ele na rua. É provável que ele faça paradas freqüentes...sempre há uma formiga carregando uma folha gigantesca nas costas ou uma samambaia disposta de uma forma estranha num buraco do muro.
Ele acha isso incrível!!!
Toda vez que vcs entrarem em qualquer assunto que envolva a área dele, ele se empolgará. Finja que presta atenção no que ele diz. Finja que está entendendo também.
Entenda que o conceito de beleza de seu amigo biólogo é um tantinho diferente do seu. Sapos verdes, gosmentos e verruguentos são lindos. Escorpiões, aranhas, opiliões (hein??), ay-ays são todos lindos.
Tente não vomitar quando ele te mostrar as fotos da última necropsia feita num golfinho.
Simplesmente ignore quando o encontrar de quatro, agachado sobre o musgo... e faça o possível para que ele não te veja, pois uma vez que isso acontecer ele começará o discurso em biologuês: “são briófitas! São as plantas mais primitivas! Você acredita que elas não têm nem vasos condutores? E elas ainda dependem da água para a fecundação e...”
É provável que ele prefira ir para o congresso de Mastozoologia ao in vés daquela viagem romântica. Vc quer ajuda-lo? Mostre que há outras coisas no mundo, por exemplo... convide-o para ir a um museu de arte. Ou a um grupo de discussão sobre literatura.
Ele terá tendência a chamar pinheiros de gimnospermas. E a pinha (de onde vem o pinhão) de estróbilo.
Não, ele não é um maníaco suicida se decidir entrar numa jaula para mergulhar com tubarões-brancos. Mas também não deve estar em seu juízo perfeito.
É melhor vc assistir filmes como A Era do Gelo e Procurando Nemo com amigos que não sejam biólogos. Caso contrário, vc ouvirá, durante o filme: “ah, mas baleias não têm essa conexão entre a boca e o nariz, o Marlin e a Dori nunca poderiam ter saído pelo nariz dela!” E quem se importa??


O Significado do Símbolo:

O círculo. Na simbologia das formas, representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. Assim, ele condiz com a proposta do próprio Conselho, somando e interligando valores, laços e vínculos entre os profissionais representados por essa instituição. Também representa o movimento, a atividade, reproduzindo a busca por melhores dinâmicas entre as relações dos biólogos. O azul, usado de forma mais clara no círculo, é uma cor profunda e calma, que a princípio, representa a água, mas que também passa a idéia de maturidade. O azul também é a cor da biologia. A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia. A base de sua estrutura forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade – a essência da profissão do biólogo.
Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base dos estudos biológicos, a natureza é representada pelas folhas da base do círculo. Sua cor, não poderia ser outra, senão o verde, pois é a cor universal para a representação da natureza, passando a idéia de frescor, harmonia e equilíbrio.

A espiral, que se encontra dentro das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso. O biólogo sempre deve buscar novos estudos e pesquisas que possam atualizar seus conhecimentos e acrescentar informações úteis a sua profissão. Esse elemento também possui uma interpretação mais subjetiva, podendo ser traduzido de diferentes formas, como por exemplo, a representação de um caracol ou da asa de uma borboleta, mostrando a interação do biólogo com a biodiversidade e o Planeta, na buca de sua conservação, manejo e sustentabilidade.

O símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano do biólogo e também a importância da vida para esses profissionais.

domingo, 15 de agosto de 2010

Brasil e Estados Unidos assinam acordo de preservação do meio ambiente

Brasil e Estados Unidos assinaram na última quinta-feira (12) acordo na área de meio ambiente para conversão da dívida brasileira com a Agência Internacional de Cooperação dos Estados Unidos (Usaid - sigla em inglês) em investimentos na preservação e conservação de florestas tropicais. O acordo prevê que serão destinados US$ 21 milhões para projetos nas áreas de conservação, manejo e monitoramento. O acordo só foi possível porque os Estados Unidos aprovaram em 1998 uma lei que permite a troca de dívida por investimentos no meio ambiente.
A ministra-conselheira da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Lisa Kubiske, disse que o acordo é o primeiro firmado com o Brasil para conversão de dívida em investimentos. "Queremos mostrar um tipo de cooperação bilateral que é bastante concreta porque teremos projetos a serem desenvolvidos", explicou.
Lisa disse ainda que os Estados Unidos têm acordos semelhantes com outros 15 países que totalizam US$ 239 milhões. A dívida brasileira com a Usaid deveria ser paga até 2015 e foi contraída antes da década de 1960.
A ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, disse que o primeiro edital para projetos relativos ao acordo deve sair até o fim do ano. "A expectativa é investir em biodiversidade, conservação, áreas protegidas, manejo, populações tradicionais por meio de projetos de desenvolvimento local, em monitoramento e vigilância", informou.
Segundo a ministra, os recursos deverão ser destinados à preservação e conservação da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga.

Por Roberta Lopes/Agência Brasil

http://viajeaqui.abril.com.br/nationalgeographic/noticias/257283_noticias.shtml?MA

Tecnologia do Blogger.

Biologia

Biologia